Blog
Mai 12

Entrada no mercado de trabalho: dicas essenciais

A entrada no mercado de trabalho pode revelar-se uma experiência desafiante e avassaladora para quem ainda não teve qualquer contacto com o mundo profissional. A transição entre os estudos e o mercado de trabalho pode não ser um período fácil e, por isso, preparámos algumas dicas para quem está a caminho da primeira experiência profissional.

1. O Currículo Vitae é o primeiro passo a ter em conta na procura de emprego. É importante manter o currículo sempre atualizado, adicionando sempre todas as experiências que possam representar uma mais-valia, e direcioná-lo à vaga a que te vais candidatar. A formação académica, atividades como voluntariado ou trabalho em associações, formação extracurricular, línguas estrangeiras ou competências tecnológicas são alguns dos pontos que deves destacar. Além de ter todos os contactos, o currículo deve ser claro, sucinto e criativo!

2. Atualmente, as novas tecnologias e as redes sociais já estão completamente incorporadas na vida profissional e, por isso, é de extrema importância que também tu estejas presente nesse mundo. Portanto, ter um perfil no LinkedIn que te apresenta de forma objetiva e clara e que dê a conhecer as tuas competências, não só te apresenta ao mercado de trabalho, como te permite criar a tua própria rede de contactos. Estabeleces ligações com empresas e profissionais da tua área e ainda tens acesso a vagas de emprego.

3. A qualificação profissional é extremamente valorizada pelos empregadores, pelo que fazer cursos, estágios profissionais, assistir a palestras ou workshops, investir em pós-graduações ou qualquer atividade que permite melhorar as tuas competências são boas opções para te ajudar na entrada no mercado de trabalho.

4. A procura de emprego e de anúncios para esse efeito tem de ser constante e diversificada. Existem inúmeros sites onde podes encontrar ofertas de emprego e até ser alertado para vagas na tua área. Além da pesquisa online, podes ainda recorrer ao centro de emprego e visitar feiras de emprego que te dão a oportunidade de estabelecer um contacto direto com as empresas e os empregadores.

5. A entrevista para uma vaga de trabalho deve ser bem preparada. Deves conhecer bem a empresa e o cargo a que te candidatas, saber identificar os teus pontos fortes e pontos de melhoria, demonstrar interesse na vaga e tentar incluir particularidades que te possam diferenciar dos restantes candidatos. Existem alguns cursos online que te podem ajudar na preparação de uma entrevista.

Estas são algumas dicas para te ajudar na transição para o mercado de trabalho e tornar este processo menos stressante para ti.