Blog
Mai 06

Como escolher um curso no ensino superior

A transição do ensino secundário para o ensino superior não costuma ser um período particularmente fácil para os estudantes. A preparação para os exames nacionais, a sua realização propriamente dita e a iminência de ter de fazer uma escolha que, erradamente, se acredita ser para a vida, fazem com que, muitas vezes, a ansiedade e o medo se tornem os teus piores inimigos. Se estás a questionar o futuro, a ponderar as tuas escolhas, se tens muitas questões e poucas certezas, lembra-te que não estás sozinho. Muitos estudantes estão a passar ou já passaram por essa situação e nós vamos ajudar-te nesta jornada.

O mais importante é saber que a escolha do curso tem de ser uma escolha exclusivamente tua! Há decisões que ninguém pode tomar por ti e esta é uma delas. Não deixes que a opinião dos outros tenha influência na tua decisão. É evidente que podes e deves conversar com a tua família, os teus amigos, ouvir pessoas mais velhas que já tenham passado por isso, mas a tua palavra deve ser sempre a última.

Começa por fazer uma lista de cursos que acredites que possas gostar. Podes não estar certa do curso que queres, mas de certeza que há áreas que sabes que não queres. Assim podes ir reduzindo as tuas opções aos poucos. Não penses num único curso. É importante ter várias opções que te deixem feliz, porque não é garantido que consigas entrar na primeira. Quando tiveres esta lista concluída pesquisa sobre esses cursos e, se possível, fala com pessoas que os frequentem. Pesquisar sobre um curso ou vivê-lo na prática é muito diferente, eles poderão ajudar-te a perceber melhor todo o processo.

Na hora de escolher, pondera todos os fatores. Não penses apenas no salário que determinado curso te poderá vir a dar, no estatuto associado a ele ou apenas no prazer momentâneo. Deves perceber o que pesa mais para ti e escolher aquilo em que te sintas mais realizado e mais feliz!

Se te sentes completamente perdido, sem saber aquilo que te poderá trazer essa felicidade e realização, a U-Agency vai lançar brevemente o serviço de orientação vocacional que pode ser a solução perfeita para ti. A orientação vocacional é uma ferramenta preciosa, que te vai ajudar a identificar ou descobrir os teus atributos e aptidões e fazer com que te sintas mais seguro nas tuas escolhas.  A orientação vocacional vai ajudar a fazer escolhas mais ajustadas, vai permitir que te conheças melhor a ti próprio e, consequentemente, vai ajudar-te a traçar o teu projeto de vida!

De qualquer forma, não te esqueças que a indecisão e o medo fazem parte do percurso e do teu processo de crescimento. Não deixes que isso limite as tuas escolhas, o teu futuro começa agora.