Blog
Mai 26

5 Dicas para gerir a mesada até ao final do mês

Receber uma mesada significa ganhar alguma autonomia e liberdade, mas é importante não esquecer que também implica ter algum controlo e responsabilidade. Pode nem sempre ser fácil gerir a mesada até ao final do mês, ou porque as contas foram muitas, ou porque fizemos algumas compras extra e, de repente, o mês ainda tem muitos dias e a mesada já não parece suficiente. Por isso, vamos deixar-te algumas dicas para gerires a tua mesada até ao final do mês.

  1. Planeia os gastos com antecedência. Fazer um planeamento mensal com as despesas fixas pode ajudar a manter as tuas finanças saudáveis. É claro que podem aparecer gastos dos quais não estavas à espera, mas, à partida, há algumas despesas que sabes sempre que vais ter. Por isso, deves reservar logo no início a quantia para essas despesas, ficando com a perceção de quanto te sobra para gastar noutras coisas.
  2. Regista todos os gastos e lucros. Se comprares uma camisola, um jogo ou outra coisa qualquer regista isso no teu plano mensal. Desta forma vais sempre descontando o dinheiro que gastares e percebendo que quantia ainda tens disponível. O mesmo deve acontecer com os lucros. Se receberes algum dinheiro, seja presente de aniversário ou o pagamento de algum trabalho que tenhas feito, também deves fazer esse registo.
  3. Estabelece objetivos. Se existe alguma coisa que queres muito comprar ou alguma viagem que queres muito fazer, estabelece isso como um objetivo e, todos os meses, lembra-te que o queres atingir. Assim, sempre que receberes a tua mesada retira logo uma parte, ainda que seja mínima, para que no futuro possas atingir a tua meta.
  4. Não gastes imediatamente todo o dinheiro que tens. Se já fizeste as contas das tuas despesas fixas e retiraste a quantia mensal para o teu objetivo e ainda te sobra algum dinheiro, não deves pensar que já o podes gastar todo sem qualquer preocupação. Pode sempre surgir algum imprevisto e, por isso, deves ter sempre alguma quantia disponível. Se esses imprevistos não acontecerem, ainda melhor! Conseguiste poupar algum dinheiro.
  5. Compara preços. Muitas vezes vemos um produto e caímos na tentação de o comprar imediatamente, para satisfazer aquele desejo momentâneo. No entanto, não deves ceder logo a esse desejo. Se realmente quiseres comprar o produto em causa, opta por comparar preços em diferentes lojas, sites, etc. Isto pode poupar-te algum dinheiro.

Estas são algumas dicas que te podem ajudar na gestão da tua mesada. Mas se não fores capaz de dar conta do trabalho sozinho, não te preocupes. Podes contar com o serviço de contabilidade, brevemente disponível na U-Agency, para te ajudar nesta tarefa que, às vezes, pode trazer algumas dores de cabeça.