Blog
Abr 14

5 formas de ganhar experiência profissional durante o ensino superior

Depois de entrar no ensino superior uma das grandes preocupações dos estudantes é a preparação para a entrada no mundo do trabalho. Ter um bom currículo, experiências que valorizem o percurso académico e alguma experiência profissional são pontos fundamentais e que podem representar grande vantagem no momento de ser contratado.

Por tudo isto, apresentamos-te 5 formas de ganhar experiência profissional durante o ensino superior.

  1. Estágio– um estágio na área de formação, seja remunerado ou não, é uma grande oportunidade para estimular o desenvolvimento profissional. Enquanto estagiário, tens a possibilidade de perceber como funciona o mundo do trabalho, qual a rotina e as práticas mais comuns da tua área e ainda podes aumentar a tua rede de contactos. Em alguns casos, não só recebes um programa de treino, como aumentas as possibilidades de vir a ser contratado no futuro.
  2. Voluntariado- o trabalho voluntário também é uma boa opção para ganhar experiência profissional, sobretudo se for na área de formação. Além de trabalhares o teu lado altruísta, vais cultivar a tua postura profissional e focar-te no teu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
  3. Empresas juniores- as empresas juniores têm o exato propósito de te ajudar a ganhar experiência profissional enquanto estás no ensino superior, já que são exclusivamente para estudantes. Nestas empresas tens a oportunidade de aprender, mas também de exercer várias funções que te obrigam a por o teu conhecimento em prática e a fortalecer a tua experiência profissional. Além disso, este pode ser um ponto forte no teu currículo, já que mostra o teu lado empreendedor, e é muito valorizado pelo mercado de trabalho.
  4. Tutoria e Explicações– às vezes, as oportunidades de ganhar experiência profissional podem estar dentro da própria instituição de ensino. São várias as faculdades e institutos que têm um programa de tutoria em que, por norma, os alunos em níveis de escolaridade superiores ficam responsáveis por ajudar alunos recém-chegados. Desta forma, potencias o teu conhecimento, acabas por trabalhar as relações interpessoais, aprendes a gerir o teu tempo e desenvolves a capacidade de trabalhar em equipa.
  5. Projetos de investigação científica– é bastante comum que as instituições de ensino tenham a decorrer projetos de investigação científica e que queiram a participação dos alunos nessa vertente. Neste tipo de experiência, tens a oportunidade de aumentar exponencialmente o teu conhecimento, o teu desenvolvimento académico e o teu desenvolvimento profissional. Este tipo de projeto permite, muitas vezes, desenvolver estudos de interesse próprio, o trabalho em equipa, aumentar a rede de contactos com especialistas da área e, em alguns casos, é ainda sinónimo de acesso a uma bolsa.