Blog
Dez 30

2021, Novas Oportunidades para Aprender e Empreender. Dicas para preparar o futuro

Se fechares os olhos nos últimos 12 segundos de 2020 e tiveres de imaginar o mundo daqui a 10 anos, o que vês? É extremamente difícil fazer previsões, principalmente quando analisamos o que terias planeado para o mundo nos últimos 12 segundos de 2019. A tua resposta teria sido muito diferente, não é verdade? Com a pedalada a que o mundo anda, não precisas (e provavelmente nem consegues) planear o teu futuro no longo-prazo. No entanto, daqui a um ano, o que vês? O que podes fazer hoje pelo teu futuro? Como podes aproveitar este clique no botão de “reset” do mundo para te reinventares?

2021 não deixará para trás a COVID-19, porque essa nunca nos deixará, de tantos estragos que fez. Em contrapartida, o ano de 2021 é a esperança e possibilidade da vacinação, o regresso a um normal, que já nem sabemos que normal é este, porque o conceito de norma se perdeu algures entre vírus de coroas e álcoois-geis.

Novas Oportunidades Para Aprender

Com as disrupções provocadas pela pandemia, certas profissões passaram a estar em vias de extinção, ao passo que outras emergiram. A inovação é a palavra de ordem e tendências como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA) ganharam nova relevância.  Segundo um estudo do LinkedIn, sete setores profissionais demonstram um crescimento nos últimos cinco anos e prevê-se que este assim se mantenha até 2022. São eles os setores de 1) Dados e IA, 2)Engenharia e Computação em Nuvem, 3)Pessoas e Cultura, 4)Desenvolvimento de Produtos, 5)Vendas, Marketing e Conteúdo, 6)Economia de Cuidados e 7)Economia Verde. Além do incremento da procura de profissionais notável nestes setores, apareceram novas profissões, como analistas e cientistas de dados, especialistas em E-commerce e redes sociais, designers de user experience e da interação homem-máquina, entre outras.

Num momento em que a transformação digital deixa de estar ligada somente à tecnologia, passando a afetar as pessoas, os profissionais do futuro podem ver nisto a oportunidade de aprimorarem e desenvolverem os seus power skills. Os power skills são uma combinação de soft skills, thinking skills e digital skills. Se idealizas 2021 como o ano em que te dedicas às tuas competências, tem isto em mente e investe em cursos, pós-graduações, mestrados, licenciaturas, etc. mais viradas para estas temáticas.

Novas Oportunidades Para Empreender

Ter espírito de empreendedor não significa impreterivelmente a criação de um negócio. Num momento de crise económica, o empreendedorismo permite a criação de emprego e inovação e, como tal, ser empreendedor é ser audaz e ter iniciativa. Se decidiste que 2021 é o ano em que deixas de sonhar os teus sonhos, para os perseguires, precisas de saber quais as tendências do empreendedorismo.

Os negócios de roupa em segunda mão, como roupa e telemóveis, são um bom setor para apostar. Como seria previsível em tempos de crise, muitas famílias procuram a retenção dos seus rendimentos, agora mais reduzidos, aumentando os níveis de poupança. Os produtos artesanais, como roupas, joias, sabonetes, cervejas, queijos são também uma área em crescimento e uma tendência com excelente sentido de oportunidade no que refere ao negócio e à projeção mediática. Naturalmente, a educação online também assistiu a uma potencialização inimaginável, pelo que caminhamos para um futuro onde a educação passará a estar disponível online a qualquer momento.