Blog
Dez 25

Do Natal ao Ano Novo, A Semana de Autorreflexão: escrever resoluções profissionais alcançáveis

Passado o Dia de Natal, chega a semana mais autorreflexiva do ano. Em contagem decrescente para o final do ano, é o momento de ver 2020 em retrospetiva. E 2020, que ano caótico! No início do ano ninguém previa os meses conturbados que se avizinhavam. Foi um ano disruptivo, com mudanças drásticas. Quase desde o início que lhe queríamos ver o fim e agora é finalmente chegado o tão desejado momento. Nesta última semana do ano está na hora da tradicional autorreflexão: não sobre os excessos alimentares da Consoada, mas sobre a vida e o futuro. Enquanto estudante, já tens muito com que te preocupar, pelo que, para não desanimares, deves focar-te em definir resoluções de Ano Novo específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e, acima de tudo, alcançáveis no prazo de um ano. Nesse sentido, apresentamos-te as nossas dicas para garantir que estás pronto para a definição de objetivos neste ano de 2021.

  1. Planeia o teu futuro – É normal não saberes exatamente o que queres fazer no futuro, mas com certeza já terás alguma ideia. Até porque o teu interesse por determinada área se irá manter, não obstante as tendências de emprego. Define o teu plano de carreira ou um esboço do mesmo, assim terás uma ideia dos objetivos a cumprir, não significando que tenhas de o seguir à risca.
  2. Aprende algo novo – Na escolha das cadeiras opcionais do próximo semestre, faz por escolher aquelas que te serão úteis para conseguires o teu emprego de sonho ou o teu futuro de sonho. Podes também investir num curso de línguas, por exemplo.
  3. “Infiltra-te” na indústria – Sem te mascarares de espião ou agente secreto, procura emprego nas empresas nas quais te vês a trabalhar ou então empresas semelhantes na área, como oportunidades de estágios de verão. É importante teres uma experiência do mundo real, tanto para o teu currículo como para a aquisição de competências.
  4. Deixa uma boa impressão – Se, de facto, conseguires um estágio na tua área de sonho, certamente desejarás que guardem uma boa impressão de ti. Usa a sala de aula como campo de treino e melhora a tua pontualidade e participação. Planta estas boas práticas o mais cedo possível e verás que o teu futuro eu profissional te ficará eternamente agradecido.
  5. Nega a procrastinação em 2020 – Este ano deterás muito mais controlo sobre a tua capacidade de concentração e as areias movediças da procrastinação não vão comer passas à meia noite: deixa-as em 2020. Para o garantir, procura promover o equilíbrio entre a tua vida profissional/universitária e a vida social.
  6. Encontra o teu mentor – A tua vocação profissional não tem de seguir o enredo do filme Karate Kid, o que não implica que não possas procurar o teu mentor. Com a ajuda de profissionais da área, cujo percurso te interesse e inspire, verás que planear o teu futuro tornar-se-á mais fácil. Podes pedir-lhes conselhos e esclarecer todas as questões, para que não restem dúvidas: esse é mesmo o teu emprego de sonho.
  7. Alimenta a tua rede de contactos – Para esta resolução o teu mentor também se pode mostrar de extrema utilidade. Se queres investir no teu futuro profissional, sem uma boa rede de contactos não chegarás longe. Verás que 2021 é o ano em que começas a construir a tua própria rede de networking!
  8. Define uma resolução quase impossível – … e faz tudo o que estiver ao teu alcance para a tornar realidade. Porque quem disse que havia impossíveis, ainda não te conheceu a ti e à tua imbatível resiliência!