Blog
Dez 23

Usar a interrupção letiva do Natal para ser produtivo – O que fazer e o que evitar

Estudar

O tempo é um comboio, passa muito depressa e não espera por ninguém. De quando em vez, para nas estações e apeadeiros, deixa-nos olhar para fora e perceber a velocidade a que o comboio anda. Num segundo vemos pela janela a dança das folhas amareladas e sabemos que é Outono, piscamos os olhos e quando damos por ela já é dezembro e, em breve, Natal. E com a época festiva vem a interrupção letiva, o último suspiro à superfície antes do mergulho profundo na época de exames. Mas estas “férias” de lobo com pele de cordeiro não são o momento de “não fazer nada”. A tua lufada de ar fresco virá depois, quando tiveres cumprido com a tua obrigação de ter boas notas e garantido uma boa média. Por agora, e porque não é sustentável colar o nariz aos livros e só o levantar para sentir o aroma da aletria, mas também não é boa ideia deixar o sofá moldar-se ao formato do  teu corpo preguiçoso, apresentamos-te algumas dicas que poderás seguir para seres produtivo durante a interrupção letiva do Natal.

  • Planifica o teu estudo – Logo na primeira segunda-feira depois do fim oficial das aulas, senta-te e organiza as tuas rotinas de estudo para toda esta interrupção. Consoante os prazos das entregas de trabalhos e datas de exames, distribui as tuas disciplinas pelos dias e pelas horas. Define objetivos diários e esforça-te por alcançá-los.
  • O tempo é o teu melhor amigo – Se planeares com antecedência o teu estudo, verás que o tempo te deixará “buracos” no horário. O segredo está no modo como fazes o teu tempo valer. Não quebres as tuas rotinas, acorda sempre à mesma hora, mantém um horário de trabalho das 9 às 17 e verás que há sempre tempo para tudo, até para as horas livres.
  • Os teus biscoitinhos (de gengibre) são as pausas – Recompensa o teu estudo e o teu foco dedica com momentos de intervalo regulares, também mereces! Não te percas no novelo de matéria para rever, aproveita a interrupção para passar tempo com os teus amigos (com distanciamento social ou em videochamadas de ZOOM) e contigo mesmo e os teus pensamentos também. E claro, guarda as vésperas e os dias de Natal e Ano Novo para tirares as tuas folgas, 4 dias de descanso garantido!
  • Ano Novo, futuro Novo Tu – Tão perto do fim do Ano é costume vermos todo o ano em retrospetiva. O mesmo se aplica aos teus estudos, revê a matéria do primeiro semestre e garante que tens o teu estudo em dia. Contudo, e como também é habitual, não te esqueças de ir dando uma vista de olhos ao ano (e às cadeiras) que se avizinham.
  • Cada um estuda à sua maneira – …o que não implica que não possas estudar com colegas. Marca sessões virtuais de estudo, se sentes que a companhia e a sensação de empatia te facilitará a revisão. Se preferes estudar sozinho, garante a inexistência de distrações. Os moldes não importam, o que interessa é levares o cérebro ao ginásio mental.