Blog
Dez 04

Planeamento e Organização Digitais – Ferramentas Úteis

Num mundo a cada dia mais pixelizado, onde o cúmulo é capaz de ditar que, se uma informação não existir online, está menos perto de existir, uma presença digital bem planeada pode ser fulcral para a garantia de sucesso.

Somos constantemente bombardeados com informação digital e, se existem múltiplos métodos físicos de organização para o offline, não há razão para os mesmos não serem adaptados ao Web-universo.

Quer seja numa vertente académica ou numa profissional, existem várias ferramentas que te podem ajudar na corrida de estafetas que é dia a dia. As listas e listinhas, agendas incrivelmente preenchidas, assuntos coincidentes, pequenos papeizinhos e mensagens importantes que se perdem no vazio podem todas ser convertidas para o online, passando a estar todas no mesmo local. Estas ferramentas permitirão, assim, uma gestão mais eficaz do tempo.

No sentido de simplificar o teu quotidiano, apresentamos-te uma lista de alguns exemplos de ferramentas digitais úteis, em formato app ou software, que certamente potenciarão as tuas capacidades de planeamento e organização.

  • Ferramentas Google – A ideia de que o Google é somente um motor de pesquisa já está mais que ultrapassada, o que vem a ser comprovado tanto pelo Google Calendar, como pelo Google Drive. O Calendar funciona como uma agenda virtual pessoal (ou agregada), possibilitando o controlo de eventos e outros compromissos e permitindo, ainda, brincar com o visual e a interface. Já a Drive é o instrumento ideal para organizar documentos, imagens, vídeos e outros ficheiros. Com o Google Docs, Sheets e Slides podes partilhar e editar ficheiros com várias pessoas em simultâneo e em tempo real.
  • Recursos Microsoft – A Microsoft também disponibiliza o One Note – para criação e organização de notas -, o Planner – para criação de planos e atribuição de tarefas – e o Teams – uma plataforma de comunicação.
  • Sticky Notes e EverNote – Se post-it’s são o teu calcanhar de Aquiles, estas duas ferramentas proporcionar-te-ão essa experiência de tomada de notas. Contudo, o Evernote oferece a possibilidade não só criar texto, como também imagens, áudio e vídeo.
  • Asana e Trello – Mais direcionados para o trabalho em equipa, estes recursos são ideais para a gestão de projetos, atribuição e acompanhamento de tarefas.
  • App U-Community – Por último, apresentamos-te o novo embrião lançado pela U-World: o nosso portal . Em breve, terás acesso ao portal U-Community, cujo conceito “all in one” te permitirá aceder a todos os teus serviços U-World. Fica atento ao nosso website para não perderes pitada!

Em suma, sejam quais forem as ferramentas que utilizares, é certo que a transposição para o online trará muitos benefícios. Cuidar da vida digital ultima a criação de tempo e espaço para cuidar da mente. Embora te apresentemos uma lista um tanto quanto ilustrativa, sempre poderás fazer uma pesquisa para ficar a par de quais as outras ferramentas digitais de organização e planeamento que existem e quais as que serão mais adequadas para ti.

Se este tema te motiva, consulta também:

Aulas online e as múltiplas plataformas 

Ensino à distância