Blog
Out 16

Experiência Universitária em tempos de pandemia: dicas para uma experiência plena

As experiências académicas mudaram totalmente este ano letivo. Os novos alunos tiveram de trocar os seus desejos de um horário preenchido dentro das instalações das faculdades, por aulas intercaladas em casa. Mas esta é uma realidade que não deve ser vivida com desânimo.

  1. Manter um horário organizado: ter um calendário organizado e preenchido ajuda a que se consiga ter uma visão muito abrangente e realista do que é a experiência universitária em pleno.
  2. Aulas Online: ter sempre a abertura para esta nova realidade do mundo virtual no que toca a educação. É importante manter o espírito académico e o interesse nas novas formas de aprender.
  3. Manter contacto com os colegas: Esta talvez seja a maior mudança. Se antes, os novos alunos conheciam novos amigos e pessoas logo nos primeiros dias, agora, com as aulas online, pode demorar um pouco mais de tempo e podem existir algumas barreiras para que estas novas relações interpessoais existam.
  4. Combinar atividades com amigos: Ter um horário híbrido não significa que as experiências académicas não possam ser vividas e os amigos não possam fazer parte do nosso dia-a-dia. Com todos os cuidados necessários, deve fazer parte da realidade de todos os estudantes, algumas saídas com os amigos para que a rotina não se perca.
  5. Aulas presenciais: É importante, sempre que existam aulas presenciais, tentar obter muita informação e estar realmente presente nestes momentos de aprendizagem para que não existam grandes falhas educacionais no fim do semestre.

Manter o espírito académico: Com a pandemia, as atividades académicas e praxistas foram proibidas, mas isso não implica que os novos alunos não possam viver em pleno o primeiro ano, que é o mais importante neste percurso. Procurar alunos mais velhos, que façam parte destas atividades, é uma boa opção para que nada se perca.