Blog
Out 14

Áreas e profissões em ascensão no mercado

A pandemia veio alterar as várias áreas laborais e destacar profissões que antes não era valorizadas. Nos últimos meses, existem certos mercados que estão em ascensão. Hoje apresentamos algumas dessas profissões:

  • Profissionais da Saúde: Saúde é uma área imune a crises. As pessoas continuam a precisar de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas. Nos últimos meses, a procura por psicólogos aumentou substancialmente.
  • Gestão Financeira: Quanto mais difícil está a economia, maior é o desafio para as empresas sobreviverem num cenário adverso. É necessário otimizar gastos, saber investir corretamente e, sobretudo, planear muito bem os passos seguintes. O profissional especializado em planeamento e gestão financeira encontra um terreno fértil em tempos de crise. É dele a responsabilidade de manter a saúde financeira de instituições públicas e privadas para que possam atravessar o momento sem grandes perdas.
  • Administração: Administradores que sabem conduzir uma empresa em tempos de crise estão em grande destaque no mercado. Isso porque a diminuição da atividade económica exige medidas estratégicas para manter a organização.
  • Marketing: Saber ouvir o cliente, rever produtos, reposicionar marcas, acompanhar a concorrência e estabelecer uma comunicação mais efetiva com o seu público-alvo são alguns dos desafios que os profissionais de Marketing têm em mãos em tempos de crise. Quem consegue entender bem como funciona o mercado em desaceleração tem uma ampla gama de opções de trabalho.

Recursos Humanos: A pandemia revelou ser um dos mais difíceis desafios para as empresas, o que levou a que os Recursos Humanos tivessem um papel predominante no funcionamento das estruturas. Às vezes, são solicitados para a pior das tarefas: demitir pessoas, redimensionar setores, excluir áreas, etc. Para isso, é preciso saber exatamente o que se está a fazer. Por outro lado, é preciso também saber contratar.