Blog
Out 09

Programa Erasmus Mundus

Os mestrados conjuntos Erasmus Mundus (MCEM) são programas de estudos internacionais integrados de prestígio, lecionados em conjunto por um consórcio internacional de instituições de ensino superior.

Os MCEM atribuem bolsas de estudo financiadas pela UE aos melhores estudantes selecionados anualmente. Os estudos devem decorrer, no mínimo, em dois dos países do programa. Parte dos estudos pode também decorrer num país parceiro se uma instituição desse país estiver envolvida no programa.

Um mestrado conjunto Erasmus Mundus é um programa de estudos de 60, 90 ou 120 créditos ECTS, com uma duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

Candidaturas:

  • Podem candidatar-se estudantes de mestrado de todo o mundo.
  • Os candidatos devem ser titulares de um primeiro diploma de ensino superior ou ter um nível de estudos equivalente, devidamente reconhecido em conformidade com a legislação e a prática dos países que atribuem o diploma.
  • Os candidatos que já tenham beneficiado anteriormente de uma bolsa de estudos MCEM ou de uma bolsa de Mestrado ou Doutoramento Conjunto Erasmus Mundus não podem receber outra bolsa de estudos MCEM. Os estudantes que beneficiam de uma bolsa de estudos MCE não podem receber outras bolsas financiadas pela UE.

Resultados Académicos:

  • Ao concluírem o programa de estudos, os estudantes obtêm quer um diploma conjunto (ou seja, um único diploma emitido, pelo menos, por duas instituições de ensino superior do consórcio MCEM) ou vários diplomas (ou seja, pelo menos, dois diplomas de duas instituições de ensino superior do consórcio).

Apoio Financeiro:

  • Para beneficiar de apoio financeiro Erasmus+, é necessário, antes de mais, ser aceite no curso pelo consórcio responsável pela organização do mestrado e, em seguida, ser selecionado para beneficiar de uma bolsa de estudos MCEM.
  • Para além de cobrirem os custos da participação dos estudantes no mestrado (nomeadamente, propinas, despesas relacionadas com a utilização de bibliotecas ou laboratórios, seguro contra todos os riscos e outros custos obrigatórios eventuais relacionados com a participação dos estudantes no mestrado), as bolsas MCEM dão uma contribuição para as despesas de viagem e de instalação e um subsídio de subsistência mensal durante todo o programa de estudos.
  • O montante total da bolsa varia em função da duração do curso e da nacionalidade dos participantes (os estudantes de países que não pertencem à UE recebem bolsas mais elevadas).
  • Pelo menos 75% das bolsas são atribuídas a candidatos de países participantes.