Blog
Out 08

Aulas online e as múltiplas plataformas

As aulas online tornaram-se uma realidade para todos os estudantes do País nos últimos meses. Agora, com as aulas a começar, iniciam-se as novas rotinas entre as aulas presenciais e online. Existem múltiplas plataformas para os alunos poderem assistir às aulas quando estão em casa.

  1. Webex

Para ajudar a fazer face a esta situação da pandemia, a Cisco disponibiliza a sua plataforma de colaboração Cisco Webex de forma gratuita em todos os países onde esta versão está disponível, incluindo Portugal.  A licença pessoal gratuita inclui a sua utilização sem restrições para reuniões de até 100 participantes, tendo-se eliminado temporariamente o limite da duração da sessão.

  1. Teams

Para minimizar o impacto, há soluções que permitem criar um ambiente educativo baseado na colaboração remota para dar continuidade às atividades escolares. A Microsoft está a disponibilizar o Microsoft Teams gratuitamente às escolas como parte do Office 365 A1. O que está incluído na versão gratuita do Teams?

  • Pesquisa e chat ilimitados;
  • Videochamadas;
  • Armazenamento de ficheiros pessoais e da equipa;
  • Colaboração em tempo real com o Office;
  • Suporte para dispositivos móveis;

 

  1. TeamSpeak

O TeamSpeak é uma plataforma de comunicação de voz (cliente e servidor) que permite aos utilizadores comunicarem entre si entre outras ações. Esta plataforma é normalmente direcionada para o segmento do gaming, mas pode ser usada para os mais diversos fins.

  1. Jitsi

Precisa de um serviço que, em menos de 5 segundos, consiga ter uma videoconferência pronta a funcionar? Na internet existem várias, mas algumas são pagas e até um pouco complexas de usar. Chama-se jitsy e é outra das plataformas em destaque e das mais simples para criar reuniões online.

  1. OpenMeetings

O OpenMeetings é uma plataforma open source, escrita em java, para realização de apresentações/videoconferências, que disponibiliza um conjunto de ferramentas colaborativas que garantem certamente a melhor produtividade das equipas de trabalho. Instant messaging, white board, edição colaborativa de documentos são algumas das funcionalidades desta plataforma.