Blog
Out 02

6 softs skills que se desenvolvem durante um estágio

Conhecidas por serem cada vez mais o alvo de atenção dos recrutadores e especialistas, as soft skills que o estágio desenvolve são importantes para qualquer profissional. Quando o assunto é a tomada de decisões por parte dos recrutadores e das empresas, a importância que é dada este tipo de competências permite distinguir os candidatos para a vaga de trabalho.

Mas o que são soft skills?

Tratam-se de competências sociais e comportamentais que são inatas à pessoa. Ou seja, são as competências que vamos adquirindo ao longo da vida, que espelham os nossos ensinamentos e experiências. Um estágio representa uma oportunidade dada ao candidato para fazer parte da cultura da empresa e claro, de aprendizagem constante.

Independentemente da função ou do trabalho que desenvolve ao longo do estágio, existem algumas soft skills que são desenvolvidas neste período por qualquer profissional.

  1. Capacidade de comunicação

Durante um estágio é essencial que qualquer profissional tenha a capacidade de comunicar com os outros. Ao longo dos anos, todos vamos modificando a forma como comunicamos através de experiências pessoais e conhecimentos adquiridos durante o percurso escolar e/ou profissional. Mas é no estágio que são adquiridas fortes capacidades de comunicação verbal e escrita, sendo uma grande oportunidade para os profissionais aprenderem a ouvir atentamente e a comunicar de forma clara.

  1. Gestão do tempo

Para que qualquer profissional consiga trabalhar de forma produtiva e eficaz, é necessário que saiba como deve gerir o seu tempo. Ao longo do estágio, esta é uma das soft skills que é desenvolvida e apurada à medida que vão sendo dadas novas tarefas, projetos ou desafios ao profissional. O estagiário conseguirá ser capaz de agendar todas as suas tarefas e de as priorizar, de modo a que consiga garantir o cumprimento dos prazos.

 

  1. Capacidade de colaboração – trabalhar em equipa

Durante o estágio, esta competência é de extrema importância porque através dela o profissional consegue garantir que o trabalho é realizado de forma eficiente e sem qualquer tipo de problema. Em qualquer empresa esta é hoje uma soft skill bastante valorizada e se está neste momento a realizar um estágio, aproveite para a aprimorar.

  1. Flexibilidade

Ter a capacidade de adaptação à mudança em ambientes empresariais e fora deles, é crucial para o futuro de qualquer trabalhador. As empresas passam por rápidas mudanças, especialmente no ramo da tecnologia, o que faz com que seja um bom local para desenvolver este tipo de competência de forma assertiva.

Assim, irá conseguir estar preparado para se adaptar a qualquer tipo de mudança, enfrentar desafios, adaptar-se a novas circunstâncias no ambiente de trabalho e lidar com transições.

  1. Aprendizagem contínua

Quando realiza um estágio, está automaticamente a desenvolver a sua capacidade de aprendizagem contínua para que consiga estar atualizado em relação a todas as tendências do mercado. Por outro lado, a capacidade de aprender continuamente permite-lhe, a longo prazo, estar melhor posicionado na sua carreira futura.

  1. Capacidade de ouvir os outros

O objetivo de um estágio é adquirir conhecimentos e experiência de forma a que se consiga criar um ambiente de trabalho de confiança. Como estagiário, é extremamente importante que saiba ouvir o que os outros dizem e saber lidar com cada pensamento crítico.