A escolha do curso é uma decisão bastante importante nos estudantes pré–universitários. Deve ser tomada de forma pensada, pois trata-se de um momento decisivo na vida de um jovem adulto, que exige a ponderação entre as necessidades do mercado e os gostos pessoais.
Neste momento, existem cursos que tem uma taxa muito alta de empregabilidade:
- Ciências Biomédicas Laboratoriais: O curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais está no topo do ranking dos cursos com mais saída profissional em 2020. Lidera com uma taxa de desemprego correspondente a 0,1% no Instituto Politécnico de Lisboa.
- Enfermagem: O curso de Enfermagem também está presente no ranking dos cursos com mais saída profissional em Portugal, sendo que é possível verificar que nas seguintes instituições, todos os diplomados tiveram uma taxa de desemprego entre 0,1% e 0,2%:
- Instituto Politécnico de Santarém – com 295 diplomados;
- Universidade de Aveiro – com 253 diplomados;
- Escola Superior de Enfermagem de Lisboa – com 1071 diplomados;
- Instituto Politécnico de Castelo Branco – com 229 diplomados;
- Universidade Católica Portuguesa – com 169 diplomados.
- Engenharia Informática: O curso de Engenharia Informática também lidera este ranking – registando uma taxa de desemprego de 0,2% no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa);
- Economia: Com 194 diplomados na Universidade Católica Portuguesa, o curso de Economia também regista uma baixa taxa de desemprego – 0,2%.
- Bioquímica: Em 2020, o curso de Bioquímica é um dos que têm mais saída profissional. Registando uma taxa de desemprego de 0,2% na Universidade de Lisboa e 242 diplomados.
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: O curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade de Lisboa, também regista uma taxa de desemprego de 0,2%;