Blog
Ago 11

Mestrado: Tese ou Estágio?

A entrada no Mestrado traz sempre algumas questões que, por vezes, deixam os estudantes universitários com algumas dúvidas sobre o que fazer e que caminho seguir. A Tese ou o Estágio no segundo ano deste ciclo de estudos é uma dessas questões. Qual é a melhor opção?

Quais são as diferenças entre uma tese e um relatório de estágio?

A tese de mestrado consiste na realização de um trabalho de investigação que leva à preparação de uma dissertação de cariz científico sobre um tema da área de conhecimento do curso.

Este trabalho de investigação é feito com um carácter teórico e/ou experimental, incentivando o estudante universitário a resolver problemas em situações novas. É também redigido com base na seleção e recolha criteriosa de informação e bibliografia adequadas e da adoção de metodologias de abordagem apropriadas. Importante referir que desenvolve a solução para o problema proposto e respetiva implementação, assim como da análise crítica dos resultados. A dissertação do mestrado deve demonstrar que o estudante é um especialista no tema.

Se o aluno optar pelo estágio curricular, o seu intuito será complementar a formação académica adquirida no curso de mestrado, através da integração no exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas ou organizações.

Apesar da maior carga prática do estágio em relação à tese, o aluno de estágio não escapará à necessidade de entregar um relatório escrito sobre o mesmo. Esse relatório será fulcral para a sua avaliação e nele constam todas as atividades desenvolvidas, os objetivos atingidos, o planeamento das tarefas e uma reflexão crítica global acerca das condições de realização do estágio e da sua relevância para a formação.

Enquanto uma tese de mestrado exige um estudo aprofundado sobre um tema e tem uma componente mais teórica, a realização de um estágio exige que, além das horas que trabalhar numa empresa, ainda tenha de fazer o seu relatório de estágio.

Contudo, este cenário nem sempre é possível e se a área de estudo for totalmente diferente da área em que atua, então será melhor optar por realizar a sua tese de mestrado em vez de um estágio.