A candidatura para o Mestrado é sempre algo complexo e que exige algum trabalho. Uma Carta de Motivação pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da candidatura. Neste texto explicamos aos estudantes universitários o que é uma carta de motivação, como fazer e de que forma pode influenciar a sua candidatura.
O que é uma carta de motivação?
Uma carta de motivação é um tipo de carta de apresentação que acompanha o currículo com o objetivo de convencer os avaliadores que estão perante o melhor candidato. Isto quer dizer que se trata de um documento escrito pelo candidato que escolhe um determinado local para prosseguir os seus estudos, no qual expressa quais os motivos que o levam a querer fazer o mestrado naquela instituição, quais são os seus objetivos, ambições e interesses.
A carta de motivação é usada em candidaturas a mestrados, doutoramentos, estágios, trabalho de voluntariado, etc. Nesta missiva deve ser explicado o motivo de interesse em determinada atividade, a razão da escolha do curso e também da instituição de ensino, por exemplo.
4 dicas para escrever:
• Fazer uma pesquisa: Antes de começar a escrever, pesquise o melhor possível sobre a universidade e o curso de mestrado. Pensar nas suas necessidades, nos seus principais objetivos, projetos e atividades irá também ajudá-lo a ter uma ideia do que a carta deve conter. Identificar-se com as principais atividades e interesses da universidade é um ponto de partida para a sua carta.
• Defina os tópicos principais: Comece por escrever algumas ideias-chave e pontos importantes que gostaria de abordar na sua carta e, mais tarde, desenvolva esses tópicos de forma a enriquecer o conteúdo. Comece por:
o Qual é o objetivo da carta;
o O porquê da escolha da instituição de ensino e mestrado, razões porque são mais interessantes e adequados para si;
o Apresente as suas qualificações e competências mais fortes e as experiências anteriores mais relevantes;
o Para finalizar, reafirme o seu interesse e apreço pela atenção dispensada.
• A sua apresentação: Apresente-se como indivíduo, dê algumas dicas pessoais sobre si. É esperado que prove que é diferente dos restantes candidatos e que é o candidato ideal para ingressar no mestrado. No entanto evite gabar-se demasiado, seja objetivo e realista. Tenha cuidado com a “aparência” da sua carta, a forma como é organizada e estruturada em parágrafos, o tamanho e o tipo de letra, aqui a primeira impressão também conta. Quanto ao conteúdo, verifique se há erros de ortografia ou gramaticais e use sempre as mesmas abreviaturas ao longo da carta.
• Procure opiniões: É sempre uma boa ideia perguntar a amigos, professores ou conhecidos que já tenham feito uma carta de motivação para mestrado.
Como estruturar uma carta de motivação?
• Dirigir a carta;
• Motivo da carta;
• Breve apresentação;
• Razões para a candidatura;
• Terminar a carta;
• Despedida e Assinatura.
Jul
31