Blog
Jul 22

Atividades Extracurriculares Universitárias

Os estudantes universitários, para além dos seus planos curriculares, têm também várias atividades que podem desenvolver para além das aulas habituais. A Universidade do Porto tem à disposição dos seus estudantes os seguintes exemplos: 

  • Voluntariado UP – O objetivo é estimular a comunidade académica, em especial os estudantes, a envolverem-se em atividades de responsabilidade social com vista à promoção do bem comum e de uma maior justiça social, em regime livre, generoso e totalmente voluntário.  
  • G.A.S Porto – G.A.S.Porto é uma ONGD criada em Abril de 2002, que desenvolve projetos de voluntariado na cidade do Porto em parceria com 18 instituições sociais, trabalhando com crianças de bairros sociais, jovens institucionalizados, idosos isolados, pessoas com deficiência mental, pessoas em situação sem-abrigo e mães adolescentes. Internacionalmente o seu trabalho realiza-se em Moçambique e Timor-Leste, onde desenvolve projetos principalmente nas áreas de Educação e Saúde. 
  • Clube de Empreendedorismo– CEdUP é o primeiro clube de empreendedorismo universitário do país. Tem como objetivo unir e apoiar estudantes, alumni e funcionários da U. Porto com vontade de empreender, incentivando ao desenvolvimento de um espírito empreendedor nos vários desafios profissionais de cada um. 
  • Lidera UP – Os projetos LIDERA são projetos multidisciplinares liderados por estudantes, com vista a desenvolverem as suas capacidades de análise crítica da realidade, de identificação, avaliação e formulação de problemas, de aplicação prática da teoria em ideias reais, e de empreendedorismo. São inúmeros os projetos LIDERA de sucesso, muitos dos quais chegaram mesmo a alcançar prémios pela sua relevância científica e comercial. 
  • Sociedade de Debates – A Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) é uma organização sem fins lucrativos, liderada e fundada por estudantes da U.P., que se dedica ao debate como forma de promoção do espírito crítico, da compreensão mútua, do amor à língua, às palavras e às ideias. Tem como objetivo principal despertar o sentido crítico, contribuir para o aperfeiçoamento competências retóricas, para o desenvolvimento do sentido de humor, da capacidade de improviso, da capacidade de exprimir opiniões e de usar a oralidade como veículo de transmissão de ideias.