Blog
Jul 10

E-learning: o que é?

A pandemia do COVID-19 veio trazer uma nova realidade às Faculdades de todo o o País e à vida de todos os alunos. Com as aulas a serem lecionadas à distância, o E-learning tornou-se uma boa ferramenta para que os professores conseguiam fazer chegar os planos de estudos até aos estudantes. Mas afinal o que é o E-learning? 

e-learning, ou educação online, é uma modalidade de ensino e aprendizagem a distância, com recurso ao computador e à Internet. Ocorre através de plataformas técnicas que permitem o acesso e a gestão dos conteúdos formativos. Estas plataformas designam-se por Learning Management System (LMS) das quais são exemplo o Moodle, ou a Cornerstone, entre muitas outras.  

Os cursos de educação online têm, normalmente, uma estrutura modular, que permite a necessária adaptabilidade e flexibilidade da aprendizagem. A conceção dos conteúdos e os recursos tecnológicos escolhidos obedecem a uma metodologia pedagógica específica. Em particular, a utilização de áudio, de vídeo e de ferramentas de interatividade, é crucial para criar envolvência e permitir uma experiência de aprendizagem ativa. 

Em muitos casos, a participação síncrona ou assíncrona de um tutor é benéfica para o processo de ensino e aprendizagem, que assim se torna muito personalizado. 

São muitas as vantagens da educação online, das quais destacamos: 

Flexibilidade na aprendizagem: 

Os conteúdos formativos estão disponíveis em permanência e, portanto, passíveis de acesso no horário mais conveniente para o aluno. Para muitos, é a melhor forma de integração num ambiente de formação. 

Economia de tempo: 

O aluno não tem de interromper as suas atividades e não precisa de despender tempo em “viagens”, podendo otimizar a sua gestão de tempo e, eventualmente, propor-se a um desenvolvimento pessoal que, de outra forma, poderia não ocorrer. 

Aprendizagem personalizada: 

A profundidade dos conteúdos pode ser expandida consoante os objetivos e as necessidades dos alunos. Também o ritmo do curso pode ser controlado pelo aluno, que é assim responsável pelo seu processo de aprendizagem: decisão dos conteúdos a estudar, profundidade com que os pretende assimilar e ritmo a que o deseja fazer.