Blog
Jun 17

A importância das Associações de Estudantes no Ensino Superior

As Associações de Estudantes são organismos independentes que representam os estudantes junto das instituições de ensino que frequentam. Normalmente elas têm como objetivo melhorar as condições físicas e orgânicas das Universidades, solucionando problemas estruturais que existam através da intervenção estudantil. 

A Associação de Estudantes (A.E) pode ser uma das primeiras plataformas de cidadania para muitos jovens. Na constituição de uma A.E, a fase mais importante é a de eleição da mesma. Os alunos que desejem poderão: 

  • constituir listas; 
  •  fazer promessas eleitorais em benefício de todos os estudantes; 
  • agir democraticamente para a eleição da A.E.  

É no ensino universitário que existe maior tradição e força nas Associações de Estudantes. Em parte, isto deve-se porque os estudantes já atingiram a maioridade e podem recorrer a diversos instrumentos que são organizadores da vida estudantil. Por outro lado, existem fortes tradições de Associações de Estudantes nas principais Universidades do País. As funções das Associações de Estudantes englobam muitos aspetos da vida universitária, cultivando o relacionamento entre estudantes e os Órgãos de Governo que constituem a Universidade. Organizam eventos culturais, desportivos, académicos e sociais e tem um impacto bastante singular, pois também têm o poder de influenciar as estratégias pedagógicas das Universidades. 

Juventudes Partidárias e Associações de Estudantes 

É a partir das Associações de Estudantes que começam as preocupações políticas que irão definir formas de ação na estrutura da comunidade académica. Desta forma, em Portugal, as Associações de Estudantes estão, também, particularmente ligadas às juventudes partidárias. Por norma, a vida política de muitos dirigentes partidários começa pelo seu envolvimento com as Associações de Estudantes. Muitas das listas que concorrem para as Associações de Estudantes refletem um partido político e/ou uma posição ideológica. Assim as juventudes partidárias têm como grande âmbito de atividades as Associações de Estudantes, reservando recursos para momentos pré e pós-eleitorais. Esta é também uma forma de propaganda política que age diretamente sobre as necessidades de jovens recém-recenseados e, por isso, aptos para o voto em eleições a nível nacional e europeu.