Blog
Abr 28

Cursos online que pode fazer durante a quarentena

MOOC List

A MOOC List é uma plataforma online que agrega e disponibiliza a lista destes cursos gratuitos, acessíveis a qualquer pessoa e disponibilizados “pelas melhores universidades do mundo”. Pode filtrar a pesquisa por cursos lecionados em Portugal – ou em português (incluindo os cursos do Brasil) – e, ainda, por categorias, universidades e tipos de certificados.

Coursera

É uma plataforma de ensino que realiza parcerias com as universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos online gratuitos. O Coursera disponibiliza centenas de cursos nas mais variadas categorias e conta com 114 entidades parceiras no mundo, entre elas as universidades de Stanford, Princeton, Columbia e Yale. No geral, os cursos são gratuitos. Apenas tem de se registar na plataforma, inscrever-se no curso e esperar que comece. Os cursos são divididos por módulos e compostos por textos, vídeos e testes.

EdX

É uma “iniciativa online sem fins lucrativos criada pelas universidades de Harvard e MIT”. No total, a EdX disponibiliza cerca de 1 500 cursos online, acessíveis a qualquer pessoa, de diversas universidades reputadas à escala global, como a MIT, Harvard, Berkeley, entre outras, à semelhança do Coursera. Os temas dos cursos incluem Biologia, Química, Ciências computacionais, Economia ou Finanças. A maioria dos cursos é gratuita.

OpenupEd

É uma iniciativa liderada pela Associação Europeia de Ensino à Distância (EADTU), mas conta com o apoio da Comissão Europeia. Envolve principalmente universidades abertas em Portugal, França, Itália e Espanha, entre outros. Os cursos são gratuitos e estão disponíveis em 12 línguas diferentes. As matérias vão desde a matemática, escrita de ficção e alteração climática. Quem concluir um destes cursos recebe um certificado de conclusão e um distintivo. Podem, ainda, receber um diploma de fim de curso, cujo preço vai desde 25 a 400 euros, consoante a extensão do curso e a instituição.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *