Blog
Abr 18

A importância do sono nos jovens universitários

Dormir é essencial para o bem-estar geral e contribui para uma saudável saúde física, mental e emocional. É um comportamento de importância vital, mas que se revela também frágil. Um sono de má qualidade ou uma insónia é uma queixa de saúde muito frequente decorrentes das mais variadas razões.

Em estudantes universitários, as queixas de sono estão frequentemente associadas com dificuldades de concentração, irritabilidade, fadiga ou sintomas de ansiedade e depressão. Os efeitos de uma má noite de sono, a curto e a longo prazo, são devastadores na vida académica de qualquer estudante universitário, pois podem prejudicar a aquisição e retenção de novos conhecimentos e competências.

Existem várias razões que podem afetar este mecanismo de descanso que o ser humano tem. O stress, a ansiedade, as preocupações, a vida pessoal, a quantidade de trabalho, etc., podem contribuir para um mau descanso ou numa dificuldade acrescida para dormir. Desta forma, é importante que os jovens universitários consigam arranjar formas de diminuir o stress e a ansiedade.

  1. Criar hábitos de estudo com horas específicas de início e de término,
  2. criar prioridades nas matérias para estudar,
  3. evitar distrações durante essas sessões de estudo,
  4. na hora de descanso, desligar todos os aparelhos eletrónicos,
  5. estar num local sossegado, sem qualquer tipo de barulho ou distração.

Evitar ingerir alimentos e bebidas energéticas que possam contribuir para um estado de alerta ou de euforia pode também ajudar a que os estudantes universitários consigam ter menos dificuldades em descansar de forma a ter mais horas de sono. Um bom dormir revela-se, então, essencial para que os jovens universitários consigam ter sucesso na sua vida escolar

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *